Pages

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Refletindo sobre o tempo de cada um


Estava pensando numa frase que um amigo meu me disse estes dias:: “a vida é muito curta para se realizar tudo que gostaríamos de fazer. Mesmo vivendo 80 anos ou mais, não é tempo suficiente para realizar tudo que planejamos: namorar, casar, ter filhos, educar os filhos, fazer um curso de graduação e depois outro e quem  sabe até outro, enfim, se especializar em várias áreas do conhecimento, comprar uma casa, e, depois outra, viajar pelo mundo, conhecer pessoas, confraternizar com amigos sempre....


Na percepção de meu amigo, grande parte das coisas que ele gostaria de fazer não vai ser possível por causa da falta de tempo...

O tempo é o delimitador da mudança daquilo que queremos, mas principalmente por aquilo que fazemos ou que conseguimos fazer em nossas vidas.

Vivemos na era da informação, na era em que tudo assume uma velocidade muito grande, o que é atual e moderno enquanto você lê este post, ao terminá-lo pode não ser mais. Como diz a frase de uma música “Tudo muda o tempo todo no mundo”. É assim que sempre caminhou a humanidade e sempre caminhará (esperamos).

Sem discutir se as mudanças que ocorrem no mundo são boas ou ruins, mas, o que acontece, é que isso cria na gente um desejo de querer muito muitas coisas diferentes.

Não considero que seja falta de personalidade ou não saber o que se quer da vida, acredito que seja normal, já que com tanta oferta disponível, fica mesmo difícil avaliar a melhor, a mais adequada, só que escolher algumas vezes leva tempo e nem sempre isso é tão bom assim.

Fato que queremos experimentar o novo o tempo todo, queremos estar em vários lugares e desenvolver muitas atividades. Temos o desejo de estamos sempre aprendendo, e estamos em constante aprendizado, querendo ou não.

Em conjunto a tudo isso, criamos sonhos, planejamos, e começamos a construir nossos objetivos, a escrever a nossa história. Mas ai vem o tempo com seu poder para transformar positivamente ou negativamente limitando ou não aquilo que queremos fazer, aquilo que queremos ter, aquilo que temos, aquilo que amamos, aquilo que consideramos nosso.

Temos condições de mudar tanta coisa, mas o tempo este não dá para trocar, não dá para modificar não temos como interferir...

O tempo de cada um 


O tempo de cada um é diferente, mas algumas atitudes, alguns sentimentos podem igualar os resultados que o tempo nos traz, fazendo com que o tempo torne-se mais proveitoso também .

Devemos respeitar a beleza da vida, amando a si próprio e respeitando limitações individuais, entendendo que tudo tem o tempo certo para acontecer, não adianta se preocupar ficar ansioso, o tempo não vai passar mais rápido e nem mais devagar, devemos nos cobrar menos, agir mais e viver mais.

Devemos respeitar todos os seres humanos, demonstrando amor, entendendo que somos todos diferentes em opiniões, gostos e experiências, mas, por outro lado somos absolutamente iguais em relação à fragilidade de nossas vidas.

Devemos respeitar o nosso mundo, vivendo melhor todos os dias, e experimentando viver com coisas que nos façam feliz, ajudando outras pessoas a encontrarem também a felicidade e a riqueza de viver, porque nossa vida é o legado que deixaremos para o futuro.

Refletindo um pouco mais...

Mas refletindo um pouco mais, percebo também que as nossas prioridades são o que determinam se teremos tempo suficiente ou não para realizar muito ou pouco, tudo ou nada em nossas vidas.
Penso, que muitas vezes é melhor querer menos e fazer mais, porém, com qualidade. 
Seria este o segredo de uma vida feliz?

O que importa mesmo é aproveitar cada minuto, cada hora, cada dia como se fosse o último, sendo feliz com o simples ato de respirar de poder sentir, de poder amar e de poder viver.

A nossa vida é um presente, um produto, mas como todo produto deste mundo tem seu prazo de validade.

Não vamos desperdiçar tempo, vamos olhar menos para o passado e mais para o futuro, porém, vivendo o hoje, o agora. E sendo feliz com o tempo que temos.





Para terminar segue um trecho de uma música:

Tudo passa, tudo passará...

E nossa estória não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz
Teremos coisas bonitas pra contar

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos
O mundo começa agora

Apenas começamos.’’

VAMOS VIVER MAIS O NOSSO TEMPO.

2 comentários:

  1. Oi Elisângela. boa tarde querida!
    Cheguei me encantando com o seu texto, com suas ideias e perspectivas!
    Também penso dessa maneira!
    O tempo realmente é curto, ele passa rápido demais e são tantos sonhos para conquistar que jamais dará para fazer tudo o que temos em mente...

    Por isso, o segredo é viver e aproveitar cada segundo..
    Todos como se fossem o último...
    Ou então, viver um dia de cada vez, mas com o máximo de alegria que pudermos..
    Afinal, temos tão pouco tempo...

    Obrigada pela reflexão, adorei!!
    Beijos e uma semana linda!!!

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates